Saturday, September 29, 2007

"Os nós" que somos e o "nós" que temos


(seremos dignos da herança? oxalá...)

2 comments:

LA said...

Somos!
E não se fala mais nisso, pode ser? :)

LA said...

Hoje tive um jantar de aniversário de um amigo meu, o P.A., e é sempre dos (o?) aniversários mais interessantes que tenho. É muito agradável estar a conviver com pessoas muito inteligentes, com uma vivência completamente distinta da minha, numa mesa onde eu serei o mais "burro". Aprende-se! E mais, aprende-se as lições das vidas alheias, de quem não teve medo, e arriscou, e conseguiu!
Em Portugal já está um pouco esbatido o conceito de classe, no entanto o mesmo não se passa no país desse meu amigo. Ouvem-se histórias, aprende-se o rumor local, que não aparece publicado nos meios de comunicação cá, apercebo-me e consciencializo-me da desigualdade no país, desigualdade a tal ponto que se torna inútil falar de desigualdade cá neste nosso burgo.
E a mensagem que fica, no meio disto tudo é que vale a pena arriscar, com confiança, mas consciente dos riscos que se corre (para os poder mitigar), e assumir o desafio. Parar é morrer, acomodar à situação actual é tornar-se inútil.
E é este o discurso que já há muito não ouvia, e com o qual, confesso, identifico-me ideologicamente, apesar de a prática não acompanhar a ideologia, pelo menos, não tanto quanto o devido.
E enquanto existirem pessoas a pensar assim, a acreditar em si, acho que sim, somos capazes de mudar o mundo.
Afinal, o que temos é essencialmente um reflexo do que somos.